Questão
Universidade de Pernambuco - UPE
2015
Fase Única
Proibida-pra-mim42662dfcfc0
Proibida pra mim

(Charlie Brown Jr.)

Ela achou meu cabelo engraçado
Proibida pra mim no way
Disse que não podia ficar
Mas levou a sério o que eu falei

Eu vou fazer de tudo que eu puder
Eu vou roubar essa mulher pra mim
Eu posso te ligar a qualquer hora
mas eu nem sei seu nome!

Se não eu, quem vai fazer você feliz?
Se não eu, quem vai fazer você feliz? ...Guerra!

Eu me flagrei pensando em você
em tudo que eu queria te dizer
em uma noite especialmente boa
não há nada mais que a gente possa fazer

Eu vou fazer tudo o que eu puder
Eu vou roubar essa mulher pra mim
posso te ligar a qualquer hora
mas eu nem sei seu nome!

Se não eu, quem vai fazer você feliz?
Se não eu, quem vai fazer você feliz?... Guerra!

Disponível em: http://www.vagalume.com.br/zeca-baleiro/proibida-pra-mim.html#ixzz39Nbxl53B

Considerando o texto da música “Proibida pra mim” e os assuntos referentes ao estudo do texto literário, analise as afirmativas a seguir:

I. O verso “Vou roubar essa mulher pra mim” é utilizado pelo eu lírico exclusivamente de modo denotativo, por isso seria interessante que a mulher em questão se precavesse, acionando a legislação vigente que a protege de ações violentas. O verso “Eu vou fazer de tudo que eu puder” reforça o argumento utilizado pelo eu lírico.

II. Pelo que se pode perceber na letra da música “Proibida pra mim”, o texto escrito em versos é necessariamente literário. Isso porque, de forma categórica, é possível se afirmar que “Proibida pra mim” é literário, visto que essa natureza de texto não deve ser apresentada de outra forma, a não ser por meio de versos.

III. No texto da música “Proibida pra mim”, o leitor, em alguns versos, se dá conta de que o eu lírico se sente capaz de fazer alguém feliz, mas, ao mesmo tempo, demonstra não conhecer esse alguém com profundidade, pois ignora o seu nome. Os versos “Se não eu, quem vai fazer você feliz?” e “mas eu nem sei seu nome.” ratificam o que se afirma.

IV. A letra da música “Proibida pra mim” trata de uma relação afetiva. Nos versos “Ela achou meu cabelo engraçado” e “Mas levou a sério o que eu falei”, o eu lírico demonstra que, embora não soubesse o nome de sua interlocutora, tinha tido oportunidade de dialogar com ela. No texto literário, a elipse de algumas palavras não tende a prejudicar o sentido global do texto.

V. A letra da música da banda Charlie Brown Jr. é predominantemente conotativa. Isso permitiu ao autor expressar suas intenções, apresentar seus argumentos, discutir suas ideias, sem, necessariamente, fazer uso de discurso denotativo.

Está CORRETO, apenas, o que se afirma em
A
I, II e III.
B
I, III e IV.
C
II, III e IV.
D
II, IV e V.
E
III, IV e V.