Questão
Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas
2018
Fase Única
Quando-estrangeiro1024b0e3c93
Quando um estrangeiro passa pelas massas humanas que se acumulam ao redor das tecelagens e estamparias [...] não pode deixar de contemplar essas ‘colmeias abarrotadas’ sem uma sensação de ansiedade e apreensão que beira o desalento. [...] Há energias vigorosas adormecidas nessas massas... 

(Adaptado de: THOMPSON, E. P. A formação da Classe Operária Inglesa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987, v. II, p. 11-12. Apud MARQUES, Ademar. Pelos Caminhos da História. Curitiba: Positivo, 2006, p 299)

A “política de massas”, por vezes chamada de “populismo”, é conformada por um conjunto de estratégias políticas que foram atribuídas, no contexto anterior à II Guerra, ao
A
Castrismo, teoria que inspirou a luta pela independência de Cuba no final do século XIX e que defendia uma revolução continental na América Latina contra o imperialismo norte-americano.
B
Socialismo, defendido pelos líderes da Revolução Russa, que, para agradar as massas operárias e camponesas, aboliram as grandes propriedades privadas e os privilégios da aristocracia e entregaram o país aos sovietes.
C
Peronismo, liderado pelo argentino Juan Domingo Perón, que realizou uma política de assistência social para a classe operária e distribuiu alimentos de graça para a população mais pobre.
D
Bolivarianismo, teoria elaborada por Simon Bolívar, que defendia a independência política nas Américas e um sistema político baseado no voto popular e na emancipação dos indígenas, com direito a governo próprio.
E
Cardenismo, que recebeu este nome por causa do presidente mexicano Lázaro Cardenas, que governou o México e realizou uma série de reformas econômicas nacionalistas, bem como uma reforma agrária.