Questão
Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas
2009
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Quando-eu-era-moc153818f6b60
Quando eu era moço os patrões eram ruins, carrascos, não consideravam a gente e trabalhávamos de graça. Nunca pensei que viesse um Getúlio Vargas proteger os trabalhadores. Quando em 31 de março de 1964 derrubaram o presidente Jango não gostei, porque as coisas encareceram muito. Só anda alegre os que vão assistir futebol. O povo anda triste. Sábado, domingo, leio jornal que o barbeiro traz: fico conversando com os outros velhinhos e assim vai passando o tempo. Mas eu não gosto de passar esse tempo.

(Ecléa Bosi. Memória e sociedade - Lembranças de velhos. [Depoimento oral, colhido do Sr. Ariosto]. S. Paulo: T.A. Queiroz, 1979)

A idéia de que o líder e o Estado poderiam proteger os trabalhadores foi bastante disseminada durante o fascismo e contribuiu para ampliar a adesão das massas a essa ideologia. Assinale a proposição que contém outros fatores que contribuíram para o surgimento e a aprovação popular do fascismo na Itália.
A
Identificação cultural entre as populações italianas e alemãs, que favoreceu a implantação, pela Alemanha, do Partido Nazi-fascista na Itália.
B
Nacionalismo frustrado em razão dos resultados da I Guerra e descontetamento geral decorrente de grave crise econômica vigente.
C
Dificuldades no funcionamento do governo anterior devido à crise do presidencialismo, às fortes disputas partidárias e às divergências regionais.
D
Expansão do marxismo na Itália, favorecendo a propagação do ideário radical presente nos discursos extremistas de Mussolini.
E
Enfraquecimento do catolicismo por parte da população italiana em contraposição ao crescimento do individualismo e do liberalismo.