Quando um neurônio recebe um estímulo, se este é forte o suficiente, leva a produção de um impulso nervoso. O impulso nervoso corresponde a uma corrente elétrica que caminha rapidamente no axônio até os botões sinápticos. O impulso nervoso para começar precisa encontrar a membrana numa condição denominada potencial de repouso; uma vez iniciado, se auto propagará.
No neurônio não estimulado ou em repouso, a superfície interna da membrana plasmática tem uma carga negativa comparada com o fluido tecidual adjacente (fig.4.4). A membrana plasmática está assim polarizada.
Quando cargas elétricas estão separadas desta maneira, há uma diferença de energia potencial elétrica através da membrana. Se fosse permitido as cargas juntarem-se, teriam um potencial de trabalho. O trabalho que poderia ser realizado pode ser expresso em milivolts. No neurônio em repouso, a diferença de potencial através da membrana plasmática é chamada de potencial de membrana ou potencial de repouso.
A membrana plasmática alcança seu potencial de repouso pela atividade eficiente da bomba de sódio/ potássio/ ATPase, que transporta sódio e potássio para o interior e exterior do neurônio. A proteína transportadora de Na⁺ e K⁺ é na realidade uma enzima, ATPase, que hidrolisa a molécula de ATP, "gerando" a energia necessária para o transporte destes íons através da membrana. Três íons Na⁺ são bombeados fora da célula para cada dois íons K⁺ bombeados para dentro.
Ambos os íons Na⁺ e K⁺ odem se difundir de volta através da membrana, a favor de seu gradiente de concentração. Todavia, a membrana é mais permeável ao K⁺ do que ao Na⁺. Assim, grande amostra de K⁺ pode sair, e somente pequena amostra de Na⁺ volta para dentro. Como resultado, mais cargas positivas são mantidas fora da membrana que dentro. Proteínas negativamente carregadas e outras moléculas grandes contribuem para as cargas negativas relativas ao lado interno da membrana plasmática, pois não se difunde para fora da célula. Num certo ponto, a carga positiva externa torna-se tão alta que não é mais possível a saída de K⁺. Neste ponto o neurônio alcançou seu potencial de repouso, cerca de -70 milivolts.
Disponível em: <biologia.ifsc.usp.br>.
Tendo como referência essas informações, julgue o item:
A potência elétrica desenvolvida por dois dispositivos idênticos, associados em paralelo, e submetidos a uma tensão elétrica total de 70mV, vale 0,28mW quando cada um estiver sendo percorrido por uma intensidade de corrente igual a 2mA.