Questão
Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública - EBMSP
2021
1ª Fase
੦ Biologia
੦ Biologia
Fisiologia Humana
Sistema nervoso
Quando-sentimos135df3ac770
Quando sentimos gratidão, ativamos o sistema de recompensa do cérebro, uma área chamada Núcleo Accumbens que é a base neurológica da satisfação e da autoestima.

Quando o cérebro identifica que algo de bom aconteceu, e somos gratos por isso, há liberação de uma substância chamada dopamina, que é um neurotransmissor que transmite mensagens entre os neurônios. A dopamina ativa região do cérebro que aumenta a sensação de prazer. Por isso, pessoas que manifestam gratidão apresentam níveis elevados de emoções positivas.

Disponível em: <https://alexandreacuna.com.br/a-fisiologia-da-gratidao/>. Acesso em: jan. 2021.

O sistema de recompensa do cérebro é um circuito neuronal que influencia, diretamente, as nossas emoções. Quando os neurônios deste sistema são ativados, liberam a dopamina em regiões específicas, causando o aumento da sensação de prazer.


Considerando essa dinâmica da ação da dopamina no sistema de recompensa do cérebro, é correto afirmar:
A
A gratidão é considerada um poderoso estímulo capaz de liberar dopamina para todas as sinapses motoras espalhadas pelo sistema nervoso em seres humanos.
B
Durante a propagação do estímulo nervoso, a dopamina deverá bloquear os canais de sódio presentes na membrana plasmática, ao longo do trajeto, pelos axônios dos neurônios.
C
A dopamina, ao ser lançada na fenda de uma sinapse nervosa, deverá ativar os receptores nas membranas dos dendritos presentes nos neurônios pós - sinápticos.
D
O trajeto de propagação da dopamina ao longo de um circuito nervoso é, invariavelmente, no sentido: corpo celular → axônio→ dendritos.
E
O Núcleo Accumbens é a principal estrutura constituinte do sistema nervoso periférico, sendo responsável pela geração dos estímulos associados ao prazer e ao bem estar orgânico.