Questão
Questão Inédita - Cursos Regulares
2021
Não se aplica
Quando-subiram20700f8f795
Quando subiram ao tombadilho, já lá encontraram o Meireles, mais o Mário e a Paquita. Ela, sempre com o seu arzinho enjoado, contando as palavras que dizia, tratando a família do marido com cerimônias afastadoras. Mário ia e vinha, solícito, obedecendo com sorrisos às ordens que ela lhe dava em frases curtas:

– Que fosse ao camarote guardar-lhe a bolsa das jóias... Que lhe fosse buscar a capa... Que verificasse quais as malas que iam para o porão e que mandasse a vermelha para o beliche.

Mal ele se lhe aproximava, logo ela o incumbia de qualquer coisa que o afastava: - Que contasse os volumes... Que entregasse a cesta das frutas ao maitre d'hotel, recomendando-lhe que as metesse na geleira... Que pusesse os seus cartões de visita nas costas das cadeiras, para evitar confusões... Mário girava sobre as solas de borracha dos sapatos claros e lá ia lépido cumprir as ordens. Camila pasmava. Quem lhe diria que aquele era o mesmo Mário indomável, seco, tão imprestável sempre aos favores pedidos pela mãe e as irmãs? Vendo aquilo, subia-lhe do coração aos olhos uma tristeza ciumenta, mágoa de alma ferida a que nenhuma razão abafa a queixa.

Júlia Lopes de Almeida. A falência.

A partir desse trecho, infere-se que Mário é
A
respeitoso para com a sua mãe, de quem admite sentir saudades na Europa e a quem sempre tratara com carinho.
B
atencioso para com a mulher, fazendo-lhes todas as vontades, pois está apaixonado por ela, ajudando-a a cuidar de sua gravidez.
C
subserviente, sendo mandado pela mulher a fazer tarefas das mais insignificantes, desdobramento de um casamento por conveniência.
D
consciente, de que a sua esposa Paquita mantém boas relações com a sua família, especialmente personagens femininas como a mãe, Camila.