


Quanto aos recursos linguísticos usados no texto e seus efeitos de sentido, está correto o que se afirma em
I. A transposição do adjetivo “grandes”, em “grandes trechos de pele se descolam do corpo” (l. 16), para depois de “trechos” altera a semântica do contexto.
II. As formas verbais “sofrem” e “morrem”, em “40% das pessoas que sofrem com EBJ morrem antes do final da adolescência.” (l. 19-20), estão no plural, concordando com o complemento do número percentual que se encontra pluralizado, de acordo com as orientações das normas gramaticais.
III. O sinal de crase em “às”, no fragmento “O corpo da criança não reagiu às formas de tratamento tradicionais” (l. 21-22), resulta da regência do verbo reagir que se funde com o artigo que precede o substantivo “formas” e com ele concorda em gênero e número.
IV. Os termos preposicionados “da pele”, em “um método promissor de regeneração da pele” (l. 29), e “do paciente”, em “uma área do corpo do paciente que ainda não tinha sido afetada (l. 34-35), complementam, respectivamente, os nomes “regeneração” e “corpo”.
V. O pronome “Essa”, em “Essa célula, depois de curada, se multiplicará” (l. 37-38), retoma, anaforicamente, a expressão “uma célula-tronco” (l. 33) para mostrar que qualquer uma poderia ter sido retirada do corpo do paciente, alheatoriamente, já que se tratava de uma experiência pioneira, que poderia ou não dar certo.
A alternativa em que todas as afirmativas indicadas estão corretas é a