Quarto mandamento
_ Ge-ni-val!
Um calafrio percorreu a espinha do menino. Aquela voz roufenha e rascada, berrada naquele tom, vinda daquele lugar... Começou a procurar na memória alguma arte, alguma travessura, alguma desobediência cometida, uma coisa errada qualquer.
_ Ge-ni-val!
O grito trovejou ainda mais forte, enrouquecido, zangado, ameaçador. Só restava ao animalzinho enfiar o rabo entre as pernas e ir a caminho do matadouro.
(...)
O molecote –quantos anosCinco, seis, sete, oitoA idade mudava a cada ano, mas o ritual das surras era quase sempre o mesmo. Só que, com o passar do tempo, a revolta ia crescendo no coração de Genival.
(...)
Fidêncio Bogo, in O quati e outros contos
Leia as afirmações abaixo:
I. A colocação do hífen entre as sílabas do nome do personagem e o ponto de exclamação após este são recursos da linguagem escrita para representar a entonação da linguagem oral.
II. Figuras de linguagem, como personificação e metáfora, são recursos utilizados pelo autor para representar o estado emocional de Genival.
III. A conjunção mas, no último parágrafo, poderia ser substituída por pois, sem alteração de significado da frase.
IV. A oração: „Só que, com o passar do tempo, a revolta ia crescendo no coração de Genival‟ poderia ser reescrita como: „Contudo, à medida que o tempo passava, a revolta crescia no coração de Genival‟.
Assinale a alternativa CORRETA: