Questão
Universidade Estadual do Ceará - UECE
2024
2ª Fase
Quem-alimenta-Brasil-E664273afd5
Quem alimenta o Brasil? É comum a afirmação de que a agricultura familiar é responsável por cerca de 70% dos alimentos produzidos no Brasil, todavia, sem diminuir sua importância social, cultural e mesmo econômica – na geração de empregos, por exemplo –, é preciso que sejam considerados dados consistentes para que essa afirmação se sustente. A esse respeito e no que concerne à agricultura familiar e ao modelo do agronegócio, assinale a afirmação verdadeira.
A
  • No modelo de agronegócio, predomina a monocultura, ou um pequeno número de culturas, as chamadas commodities, enquanto na agricultura familiar predomina a policultura e a produção de leguminosas e hortifruti. Em contrapartida, o agronegócio é consagrado campeão do PIB e da inflação baixa, além de poder ser celebrado como garantia de comida saudável não industrializada na mesa do brasileiro.
B
Dados da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário, 2017, apontam a existência de 4,4 milhões de agricultores familiares, responsáveis por 38% da produção agropecuária brasileira e emprego de 74% da força de trabalho. Já a agricultura empresarial é mais capital intensiva, faz uso de mais máquinas e insumos químicos e menos mão de obra; é normalmente desenvolvida em propriedades maiores e é voltada totalmente para o mercado, especialmente o de commodities.
C
A agricultura no Brasil está completamente integrada, sem a distinção entre agricultura familiar e agronegócio, pois quem produz comida são todos os produtores brasileiros, e grande parte dessa produção agrícola vai para a mesa dos brasileiros, o que tem garantido a soberania alimentar e nutricional no país.
D
Quando se consideram alimentos consumidos no país, cerca de 30% vêm da agricultura familiar. São pequenos agricultores que plantam para abastecer a família e vendem o que sobra da colheita – como mandioca, feijão, arroz, milho, leite, batata dentre outros produtos. Em contrapartida, o agronegócio responde pela produção de aproximadamente 70% dos alimentos consumidos no Brasil.