Questão
Simulado ENEM
2021
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Quem-foi-Jose-Datrino32152ce311e
Quem foi José Datrino, o “Profeta Gentileza”?

Empresário do setor de transporte de carga em Niterói, José Datrino (1917-1996), nascido em Cafelândia, no interior paulista, tornou-se Gentileza após uma epifania à véspera do Natal de 1961. Teve a visão do que acreditou ser o fim dos tempos, vendeu todos os bens e virou pregador de rua. Costurou um manto branco, pintou nele dizeres sobre bondade e beleza, deixou a barba crescer e decidiu cruzar o país. Foi chamado de louco e tomou eletrochoque, porque repetia que “o mundo é uma escola de amor”. No viaduto do Caju, Zona Portuária do Rio, resistem, em verde, amarelo e azul, pintados sobre o concreto cinza, 56 aforismos, entre eles o de número 44, que diz: “Não pense em dinheiro. Ele é o capeta. Cega a Humanidade e leva para o abismo”.

Sua obra maior foi a pintura de 56 murais do viaduto Caju, que ele mantinha com mensagens sobre gentileza, natureza, amor, espiritualidade, males, capitalismo –contornadas pelo verde e amarelo da nossa bandeira.

Após sua morte, as mensagens foram pichadas e posteriormente apagadas pela prefeitura com tinta cinza. Graças a iniciativa de um professor universitário, organizou-se um movimento de restauração e tombamento desses murais.



(Disponível em <https://www.revistaprosaversoearte.com/gentileza-gera-gentileza-profeta-gentileza-jose-datrino/>. Acesso em:09 jun. 2021)

Sobre o relato da reportagem, pode-se dizer que ele representa uma situação em que
A
um grafite foi considerado uma obra de arte por conta da época em que foi produzido, o que gerou um processo de limpeza do local em que estava.
B
uma intervenção urbana, por conta de seu valor artístico e histórico, torna-se parte de um patrimônio cultural, perdendo seu caráter efêmero.
C
uma performance cênica ocorrida no espaço urbano se fixou nas paredes na forma de pintura, driblando o aspecto limitado da ação inicial.
D
uma obra de land art adquiriu valor museológico ao ser registrada e restaurada por estudiosos, que a legitimaram como obra de arte.
E
uma produção de internos de hospícios se tornou conhecida pela população, que se mobilizou para incluí-la na paisagem urbana.