A Rede AgroParaná está desenvolvendo um projeto para avaliar as implicações do uso de dejeto líquido bovino, em longo prazo, em áreas com Sistema de Plantio Direto.
A pesquisa lembra que a adubação orgânica traz diversos benefícios em produtividade e nos atributos físicos, químicos e biológicos do solo, desde que o manejo seja feito de forma adequada.
Uma das conclusões do estudo é a de que aplicações sucessivas de dejeto bovino podem aumentar o risco de eutrofização dos corpos d’água.
https://www.comprerural.com/uso-de-dejetos-deve-respeitar-intervalos-deaplicacao-nas-lavouras-mostra-pesquisa/ (Adaptado)
Com relação à eutrofização, analise as afirmativas a seguir.
I. Uma das etapas do processo é o crescimento da população de bactérias heterotróficas, favorecendo a decomposição aeróbica dos detritos e permitindo a criação de um ambiente anóxico.
II. A eutrofização pode levar ao aumento da turbidez da água pelo crescimento exagerado dos organismos fotossintetizantes, bloqueando a passagem da luz na água e fazendo com que a fotossíntese fique restrita apenas à lâmina superficial do corpo d’água.
III. Na pesquisa citada no texto, o uso de dejetos bovinos na adubação foi associado à eutrofização, pois pode aumentar anormalmente a quantidade de nitrogênio e fósforo nos corpos d’água.
Está correto o que se afirma em