Questão
Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD
2024
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Reengenharia-lean1674d26f827
“Reengenharia, lean production, team work, eliminação de postos de trabalho, aumento da produtividade, qualidade total, fazem parte do ideário (e da prática) cotidiana da ‘fábrica moderna’. Se no apogeu do taylorismo/fordismo a pujança de uma empresa mensurava-se pelo número de operários que nela exerciam sua atividade de trabalho, pode-se dizer que, na era da acumulação flexível e da ‘empresa enxuta’, merecem destaque, e são citadas como exemplos a serem seguidos, aquelas empresas que dispõem de menor contingente de força de trabalho e que, apesar disso, têm maiores índices de produtividade”.

ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. 2 ed. São Paulo: Boitempo, 2009, p. 55

A partir do surgimento da grande indústria moderna, o capitalismo mundial passou por várias etapas e diversas transformações produtivas, as quais, no século XX, estiveram relacionadas a princípios e modelos organizacionais, como “taylorismo”, “fordismo” e “toyotismo”. Sobre o desenvolvimento da grande indústria e as transformações na estrutura produtiva durante o século XX, assinale a alternativa correta.
A
As questões relacionadas ao trabalho assalariado e à grande indústria foram ignoradas pela sociologia clássica, passando a ser foco de interesse sociológico a partir do século XX com o surgimento das lutas operárias e de princípios de racionalização da produção, como “taylorismo”, “fordismo” e “toyotismo”.
B
No início do século XX, Frederick Taylor elaborou seus Princípios de Administração Científica, voltados para controlar e elevar a produtividade do trabalho, por meio da separação entre planejamento e execução e, portanto, da desqualificação operária, gerando entusiasmo, mas também muita resistência no meio fabril.
C
O modelo fordista teve origem nos Estados Unidos, com Henry Ford, mas rapidamente se espalhou de forma homogênea pelo mundo, constituindo a base produtiva para a consolidação de Estados de bem-estar social e de democracias liberais em todos os países capitalistas, inclusive no Brasil.
D
O fordismo constituiu uma forma de regulação dos conflitos de classe, que desconsiderava a importância dos sindicatos de trabalhadores, os quais eram vistos como uma ameaça ao desenvolvimento do capitalismo por suas tendências, necessariamente, socialistas e comunistas.
E
Diferentemente do taylorismo e do fordismo, o toyotismo preconiza o enxugamento fabril e a redução de estoques, por meio do sistema just in time. Este modelo flexível, por incentivar o envolvimento e a polivalência dos trabalhadores, permitiu reduzir jornadas, expandir direitos e aumentar a satisfação no trabalho.