O Reino Franco foi considerado o mais poderoso da Europa Ocidental na Alta Idade Média a partir de duas dinastias: a merovíngia e a carolíngia. Sobre a dinastia carolíngia, assinale o que for correto.
01) O Tratado de Verdun marcou o início do processo de unificação do Império Carolíngio, com a anexação dos territórios pertencentes aos lombardos.
02) Coroado imperador, Carlos Magno, maior expoente da dinastia, reafirmou a aliança existente entre o poder régio dos francos e a Igreja cristã desde a conversão do rei merovíngio Clóvis.
04) O Renascimento Carolíngio caracterizou-se pelas relações de vassalagem, que estabeleciam compromisso e hierarquia entre dois nobres.
08) A dinastia carolíngia iniciou-se com Pepino, o Breve, filho de Carlos Martel, que impediu o avanço dos muçulmanos na Europa na Batalha de Poitiers, mantendo-os na Península Ibérica.
16) O Império Carolíngio era agrário, sustentado pelo trabalho de camponeses submetidos a duques, condes e marqueses. Sua estrutura territorial baseava-se em ducados, condados e marcas.