“O Renascimento implicaria numa redescoberta do homem, fazendo com que o teocentrismo da Idade Média cedesse lugar ao antropocentrismo (...). O Renascimento não é senão a passagem, lenta e gradual, da Idade Média para a época moderna.”
(AZEVEDO, Antonio Carlos do Amaral. Dicionário de nomes, termos e conceitos históricos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.)
Sobre o Renascimento cultural na Europa, podemos afirmar que:
I. se caracterizou pelo impulso na elaboração de estudos do homem e da natureza. O homem teria capacidade de, utilizando-se da razão, encontrar explicações racionais para os fenômenos naturais.
II. tinha na Antiguidade Oriental, particularmente na Cultura Bizantina, seu mais sofisticado modelo, sendo a praça de São Marcos, em Veneza, um marco da arquitetura renascentista de inspiração oriental.
III. a Itália foi um dos principais centros de produção cultural renascentista, tendo em Nicolau Maquiavel, Giordano Bruno e Michellangelo nomes de destaque do período.
IV. foi um movimento artístico que atingiu particularmente a produção literária, enquanto as artes plásticas, mesmo na Itália, davam continuidade ao gosto artístico medieval.
Para responder, use a chave abaixo.