Questão
Universidade de Taubaté - UNITAU
2016
1ª Fase
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Republica-que-na-foi18710a75570
“‘A República que não foi’. Em frase que se tornou famosa, Aristides Lobo, o propagandista da República, manifestou seu desapontamento com a maneira pela qual foi proclamado o novo regime. Segundo ele, o povo, que pelo ideário republicano deveria ter sido protagonista dos acontecimentos, assistira a tudo bestializado, sem compreender o que se passava, julgando ver talvez uma parada militar”. 

CARVALHO, José Murilo de. Os bestializados: o Rio de Janeiro e a República que não foi. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

A leitura desse texto sugere que, segundo Lobo, na Proclamação da República no Brasil não houve a participação do povo,porque
A
apesar de o ideário da República apregoar a participação popular no processo de proclamação da República, essa participação não aconteceu.
B
a Proclamação da República aconteceu de modo diferente do que preconizavam os envolvidos nas campanhas republicanas amplamente lideradas pelo povo.
C
o povo esperava que houvesse manifestações públicas de adesão dos militares ao novo regime.
D
as campanhas republicanas foram deliberadamente desconsideradas na Proclamação da República, pois o povo não compreendia o que estava acontecendo.
E
ele sedecepcionou com os rumos e preferiu apenas assistir aos acontecimentos.