Respiração celular e fermentação são processos do metabolismo energético que visam a obtenção de energia. Ambos são exergônicos, e isso ocorre em virtude da quebra de moléculas de alta energia, como a glicose. Entretanto, o primeiro acontece em condições aeróbias enquanto o segundo, em condição anaeróbias. Sobre esses processos é possível afirmar que
Questão
Simulado UNESP
2020
1ª Fase
Respiraca-celular75ad4b6e02
A
ambos têm início com a glicólise, etapa em que uma molécula de glicose é quebrada em três moléculas de piruvato. No entanto, em condições anaeróbias, os piruvatos são transformados em etanol e lactato.
B
ambos têm início com a glicólise, que ocorre no citosol. No entanto, em condições anaeróbias, os piruvatos permanecem no compartimento citoplasmático e sua degradação resulta um saldo energético de 4 ATP.
C
a respiração celular é um processo muito mais energético, visto que resulta num saldo de 30 ATP, enquanto a fermentação tem um rendimento final de apenas 2 ATP.
D
a fermentação é um processo menos energético que a respiração celular, visto que a glicose não é totalmente degradada. Na fermentação alcoólica, por exemplo, a glicose é degradada a duas moléculas de etanol, uma molécula de 3 carbonos.
E
ambos têm início com a glicólise, que ocorre no citoplasma. No entanto, enquanto as demais reações da fermentação ocorrem no citoplasma, as da respiração celular ocorrem na mitocôndria, sendo que o ciclo de Krebs ocorre na membrana mitocondrial interna e a cadeia respiratória ocorre na matriz mitocondrial.