Resultado da movimentação de duas placas tectônicas, San Andreas é uma das mais famosas falhas do planeta e traz instabilidade sísmica à Califórnia, que nos últimos dez dias registrou mais de 100 tremores na região sul - entre eles um terremoto de magnitude 7,1, o maior em 20 anos na área.

O que é a temida falha de San Andreas e por que ela preocupa tanto a Califórnia. G1. 06/07/2019. Disponível em:<https://g1.globo.com/natureza/noticia/2019/07/06/o-que-e-a-temida-falha-desan-andreas-e-porque-ela-preocupa-a-tanto-california.ghtml>.

Falha de San Andreas – Califórnia-EUA. Foto: Dsearls/Visual Hunt, 2019.
Sobre a falha de San Andreas, analise as assertivas.
I. - A falha de San Andreas tem, aproximadamente, 1,3 mil quilômetros de extensão e delimita placa tectônica norte-americana e a placa do Pacífico.
II. – O movimento convergente das placas norte-americana e a placa de cocos formam essa enorme falha geológica, com um potencial de abalos sísmicos avassaladores.
III. - O deslizamento entre as placas causa grande instabilidade em todo o estado da Califórnia, e foi a principal causa do violento terremoto que abalou a cidade de São Francisco em 1906.
IV. – O movimento divergente entre as placas do Pacífico e de cocos, provoca a formação de uma dorsal oceânica, responsável pela falha de San Andreas na parte continental, ocasionando abalos sísmicos de grandes magnitudes.
Está correto o que se afirma em: