

Revista Veja, Editora Abril, edição 2004, ano 40, nº 15, 18 de abril de 2007, página 22.
Analisa as afirmativas abaixo.
I. Na frase “São empresas que dizem prezar o “relacionamento” com o cliente e começam com uma gravação...” (linhas 6-7), não há referência explícita a que elemento se reporta o verbo “começar”. Porém, esse elemento pode ser recuperado no texto, o que evita o comprometimento da interpretação.
II. Em “O que a maioria das pessoas não sabe é que você nem sequer está conversando com um funcionário da empresa ...” (linhas 47-49), ocorre a sobreposição de interlocutores. O autor refere- se simultaneamente às pessoas em geral e ao leitor com o intuito de ampliar o conjunto de pessoas vítimas do descaso das empresas de telemarketing.
III. A expressão “anos a fio” (linha 51) faz referência, metaforicamente, à duração e intensidade de um evento. Essa expressão é empregada com o mesmo sentido na frase: “Maria cuidou anos a fio de sua mãe que sofria de problemas cardíacos” ou ainda em “João estudou por anos a fio aquela difícil teoria”.
IV. Em “Só que a primeira voz humana que aparece pede para eu repetir tudo novamente...” (linhas 22-23), os elementos sublinhados constituem uma expressão típica da linguagem falada. Essa expressão introduz uma idéia de adversidade. Portanto, considerando a modalidade de linguagem empregada no texto, “só que” poderia ser substituído por “porém”.
Está(ão) correta(s) apenas