Questão
Simulado Nacional
2023
Fase Única
Revoluca-Inglesa-como91ca9ebbec
A Revolução Inglesa, como todas as revoluções, foi causada pela ruptura da velha sociedade, e não pelos desejos da velha burguesia. Na década de 1640, camponeses se revoltaram contra os cercamentos, tecelões contra a miséria resultante da depressão e os crentes contra o Anticristo a fim de instalar o reino de Cristo na Terra.

HILL, C. Uma revolução burguesa? Rev. Bras. Hist., n. 7, 1984 (adaptado).

Em geral, as Revoluções inglesa e francesa são lembradas como revoluções burguesas. Porém, tal como o historiador Christopher Hill, é possível contrastar esta visão parcial. Isso porque
A
as revoluções inglesas do século XVII tenderam a apoiar o absolutismo monárquico, que acabou prevalecendo no país.
B
as manifestações mais significativas representaram os interesses religiosos, como dos puritanos e, consequentemente, o fortalecimento de um projeto conservador para a Câmara dos Lordes.
C
a burguesia fez concessões às camadas baixas, com vistas ao desenvolvimento do comércio, por meio do estímulo ao surgimento de sindicatos de operários que visavam aumentar a produção industrial. 
D
a pluralidade de forças sociais envolvidas no processo revolucionário inglês indica que havia questões que ultrapassavam a clássica disjuntiva de opor monarquia e nobreza conservadora, de um lado, e, do outro, burguesia comercial e parlamento. 
E
a instauração da República de Cromwell absorveu a pluralidades de forças sociais em meio à guerra civil, clima que corroborou para a consolidação de uma Constituição republicana na Revolução Gloriosa.