Questão
Universidade Estadual do Piauí - UESPI
2018
Fase Única
Roma-segundo-lenda-foi84c562b379
“Roma, segundo uma lenda, foi fundada por dois irmãos, Rômulo e Remo, salvos das águas do rio Tibre por uma loba, que os criou. Logo após a fundação da cidade, os dois irmãos se desentenderam: Rômulo matou Remo e tornou- se o primeiro rei de Roma. Tradicionalmente, a história de Roma é dividida em três períodos sucessivos: Monarquia, República e Império”.

(BOULOS JUNIOR, Alfredo. História: sociedade e cidadania. São Paulo: FTD, 2015, p.154)

Assinale a alternativa que caracteriza corretamente os três períodos da história Romana:
A
durante a Monarquia ocorreu o ápice da expansão territorial romana; na República destacou-se a fragmentação do território romano; no período imperial a unidade territorial perdida na República foi restaurada por Marco Antonio, que tornou-se o primeiro imperador de Roma.
B
na Monarquia ocorreu a conquista do governo de Roma pelos etruscos e uma maior urbanização da cidade; na República o Senado converteu-se no principal órgão político de Roma, com a classe dos patrícios exercendo o monopólio do poder; durante o Império ocorreu a expansão territorial ao seu limite máximo e a crise do escravismo.
C
no período monárquico desenvolveu-se em Roma o escravismo como principal fundamento de uma produção voltada para o comércio; na República, com o fim da expansão territorial, a mão de obra escrava sofreu um sensível recuo; no Império, Otávio Augusto decretou a abolição da escravidão no território romano.
D
o período monárquico foi marcado pelo predomínio do Senado como instituição de governo; no período republicano o principal representante político era denominado “Tribuno da Plebe”; no Império o poder dos césares assentava-se na recuperação da hegemonia política do Senado.
E
durante a Monarquia implantou-se a “política do pão e circo” como instrumento de controle do Estado sobre a Plebe; durante o período republicano, Otávio Augusto converteu-se em principal estrategista político de Roma; o Império foi o período de recuo das fronteiras romanas em decorrência da expansão do Império Carolíngio.