Questão
Sprint
2023
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Rua-Direita-Rio1346c392400

(Rua Direita, no Rio de Janeiro, estampa colorizada da gravura de Johann Rugendas, c. 1835.)

Então menor que Salvador, ainda assim o Rio era um porto colonial de dimensões consideráveis para os padrões da época. (...) [a população] se elevara para 60 mil habitantes quando da chegada da família real - uma população comparável à de Nova York no início do século XIX. O porto era movimentado e viria a se tornar um porto internacional importante depois das Guerras Napoleônicas, (...). 

WILCKEN, P. Império à Deriva: a Corte portuguesa no Rio de Janeiro, 1808-1821. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005, p. 112-114..

A partir da leitura da imagem e do texto acima - que versam sobre os impactos da chegada da Corte portuguesa ao Rio de Janeiro, em 1808 - é correto afirmar que
A
Entre os fatores que influenciaram as transformações na capital fluminense estavam a abertura dos portos e a vontade em tornar a cidade mais semelhante aos ambientes metropolitanos.
B
D. João VI não se mostrou interessado em investir em reformas e na expansão da cidade, pois pretendia que o tempo da Corte ali seria curto. Assim, o Rio de Janeiro permaneceu uma cidade pequena e lamacenta.
C
a Coroa portuguesa fez do Rio de Janeiro capital do Império, portanto, um território metropolitano. Com isso, a escravidão foi proibida nos limites da cidade, atraindo libertos e escravos fugidos para lá.
D
A família real e sua corte conseguiram se adaptar sem dificuldades ao Rio de Janeiro, que já tinha uma estrutura semelhante às grandes capitais europeias. Após reformas pontuais, ali se tornou o centro do Império português.