(SOMATÓRIA)
Em 1880, o primeiro-ministro francês Jules Ferry disse: "O imperialismo é filho da industrialização. Nos países ricos, onde o capital abunda e se acumula rápido, onde a indústria se expande de modo constante [...] onde a agricultura inclusive deve mecanizar-se para sobreviver, as exportações constituem um fator essencial para a prosperidade pública e as oportunidades para o capital e a demanda de mão-de-obra refletem a magnitude do mercado externo". A respeito do imperialismo, assinale o que for correto.
01) Após disputar e dividir os mercados europeus, as potências capitalistas se lançaram em busca de novos mercados fora desse continente. Ao final do século XIX, África, Ásia e América Latina tornaram-se alvos dessa disputa.
02) O argumento racial (superioridade branca) foi utilizado como justificativa pelos países imperialistas no seu processo de expansão em direção aos países periféricos.
04) A Índia foi um dos países que sofreram com o avanço do imperialismo capitalista. Dominado pelos ingleses, este país constituiu um importante ponto de apoio para a expansão econômica britânica pelo Oriente.
08) O Brasil, maior potência imperialista na América do Sul do século XIX, impediu o avanço dos países europeus sobre o continente. Controlando política e culturalmente os países vizinhos como Argentina, Uruguai e Paraguai, o Brasil se impôs como símbolo do imperialismo na América Latina.
16) Entre as potências imperialistas que avançaram sobre o território africano a partir do século XIX figuram: Alemanha, Holanda, Inglaterra e França.