(SOMATÓRIA)
Anomalias, defeitos ou malformações congênitas são termos que se referem a problemas congênitos, que significa "nascido com o indivíduo". A ciência que estuda o desenvolvimento anormal do embrião e do feto é denominada teratologia. As anomalias congênitas podem ter causa genética e/ou ambiental. Em relação somente às anomalias congênitas com causa ambiental, assinale o que for correto.
01) O uso de nicotina pela gestante induz à constrição nos vasos sanguíneos do útero, mas nada acarreta ao desenvolvimento do embrião e/ou feto.
02) Cocaína é uma droga ilegal que, se usada pela gestante, pode causar microcefalia (encéfalo pequeno) e anomalias urogenitais no feto, além de distúrbios neuro-comportamentais no bebê.
04) A talidomida, tranquilizante e sedativo amplamente utilizado na década de 50, provoca desenvolvimento anormal dos membros, problemas cardíacos e renais.
08) O uso de drogas consideradas teratogênicas afeta apenas o período fetal (da nona semana ao nascimento) e não possui efeito durante a fase embrionária (até a nona semana).
16) O vírus da imunodeficiência adquirida humana (HIV) não pode ser passado pela placenta da mãe ao bebê, portanto, sem efetividade em causar anomalias congênitas.