Questão
Universidade Estadual de Maringá - UEM
2013
Fase Única
SOMATORIA-Antes-entrar4367cd35d16
Discursiva
SOMATÓRIA

“Antes de entrar em contato com a sociologia, eu acreditava que as coisas aconteciam no mundo – e comigo – porque fatores físicos e emocionais as causavam. Como grande parte das pessoas, eu achava que a fome ocorria por causa das secas; a guerra, por causa da ganância territorial; o sucesso econômico, pelo trabalho árduo; o casamento, pelo amor; o suicídio, pela depressão profunda; os estupros, pela luxúria desenfreada de determinados homens. Mas meus professores de sociologia conseguiram me mostrar, ao longo do meu curso de graduação, evidências que contradiziam minhas respostas simplistas para essas questões. Se as secas são responsáveis pela fome, por que tantos grupos passam fome em condições climáticas normais? Se o trabalho árduo gera prosperidade, por que tantas pessoas que trabalham duro durante toda a vida são pobres? Se o amor é a causa do casamento, por que tantas famílias são lócus de violência contra a mulher e a criança?”

(HAMLIN, Cynthia Lins. Por que Cynthia Hamlin decidiu não estudar sociologia – história pessoal. In: BRYM, Robert et al. Sociologia: sua bússola para um novo mundo. São Paulo: Cengage Learning, 2009, p. 3).

Considerando a citação acima e seus conhecimentos sobre os fundamentos do conhecimento nas ciências sociais, assinale o que for correto.

01) Em uma de suas obras clássicas, Émile Durkheim demonstrou que o suicídio é mais do que um simples ato individual ou de desordem psicológica. Ele é orientado por fatores sociais e influenciado por diferentes graus de solidariedade social entre os grupos.

02) Émile Durkheim defendia que era no senso comum que o sociólogo encontrava as bases para a formulação de seus conceitos e de suas teorias sociais. Para ele, um método de investigação subjetivista e intuitivo era capaz de orientar a análise para uma perspectiva que conectava as experiências pessoais com as estruturas sociais.

04) A produção material da existência humana é um dos pressupostos da teoria social elaborada por Karl Marx. Esse autor analisou o modo de produção capitalista considerando as evidências de separação entre meios de produção e força de trabalho, o que explicaria as desigualdades sociais e as condições de miséria e de submissão de grande parte da população mundial.

08) O sociólogo alemão Max Weber construiu uma abordagem compreensiva da vida social, destacando a dimensão cultural dos fenômenos sociais, o desenvolvimento histórico de tais fenômenos e a crescente racionalização econômica do capitalismo ocidental.

16) Não é possível afirmar que existam sociólogos brasileiros. As condições precárias de educação e de desenvolvimento econômico no Brasil impediram a formação de cientistas sociais em nosso país, o qual, até hoje, trabalha com teorias provenientes dos países europeus e com cientistas estrangeiros que nos visitam regularmente.