(SOMATÓRIA)
Bicho-folha e bicho-pau
Paulo Tatit / Carolina Carneiro
[...]
Se escondem muito bem
O bicho-folha e o bicho-pau
Se o perigo é iminente
Se misturam na folhagem
Copiando o ambiente
Eles fazem camuflagem
O bicho-folha e o bicho-pau
Quando sente uma ameaça
O bicho-folha até faz graça
Ele imita folha seca
Solta as patas e despenca
E do jeito que cai, fica
Escapando da encrenca
[...]
Disponível em: https://musixmatch.com/pt-br/letras/Palavra-Cantada/Bicho-Folha-e-Bicho-Pau. Acesso em: 7 out. 2021.
Sobre os mecanismos de adaptação dos seres vivos, é correto afirmar que:
01. na camuflagem, o ser vivo apresenta uma ou mais características que o confundem com o ambiente e dificultam sua localização.
02. a camuflagem do bicho-folha e do bicho-pau é resultante da transferência das características adquiridas aos descendentes, conforme descrito por Charles Darwin e por Wallace.
04. o mimetismo, outro exemplo adaptativo, ocorre quando espécies diferentes compartilham alguma semelhança que confere vantagens adaptativas a pelo menos uma das espécies envolvidas.
08. segundo a teoria da seleção natural, a adaptação verificada na camuflagem confere aos indivíduos características favoráveis à sobrevivência e maior chance de deixar descendentes.
16. a camuflagem, o mimetismo e a coloração de advertência possibilitam aos indivíduos portadores dessas adaptações passarem despercebidos pelos seus predadores.
32. segundo as explicações evolucionistas atuais, a adaptação por camuflagem ocorre por uma decisão voluntária do animal; um exemplo desse comportamento é descrito na canção, no trecho “o bicho-folha até faz graça / ele imita folha seca”.