Questão
Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
2019
Fase Única
SOMATORIA-Brasil-fica2698786ace9
Discursiva
(SOMATÓRIA)

Brasil fica em último lugar em ranking sobre prestígio do professor

O Índice Global de Status de Professores (GTSI), publicado em novembro de 2018, verificou “uma ligação direta entre o status do professor e o desempenho dos alunos medido pelo PISA”. A pesquisa internacional é publicada regularmente pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).

A análise de 35 países aponta que o desempenho dos alunos está ligado à valorização e à remuneração dos docentes. No Brasil, professores são pouco respeitados e apenas 20% dos pais encorajariam filhos a seguirem a profissão.

Os governos que almejam pontuações mais altas na classificação mundial do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) – que mede as habilidades de jovens em leitura, matemática, ciências e trabalho em equipe – deveriam concentrar seus esforços na valorização e nos salários de professores, afirmou o estudo.

Adaptado de: Ian P. Johnson, do periódico Deutsche Welle Brasil. https://p.dw.com/p/37sLz. Acesso em: 02/07/2019.

Após a leitura do texto, assinale o que for correto.

01) A percentagem apresentada na pesquisa permite concluir que a carreira docente é desincentivada aos jovens e que o Brasil pode enfrentar uma grave escassez de docentes.

02) O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes mede o desempenho dos jovens não apenas em ciências exatas, mas também sua capacidade de interpretar textos e de trabalhar em conjunto com outras pessoas.

04) A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico é responsável pela divulgação do índice mundial que compara o status de docentes em diferentes nações.

08) Segundo a OCDE, apenas no Brasil existe uma correlação direta entre a remuneração, o respeito aos docentes e os resultados obtidos pelo país nas avaliações do PISA.