(SOMATÓRIA)
CLESSI (explicando) –Olha, eu puxo por um braço e você por outro.
ALAÍDE - Arrastando o corpo, faz-se menos força. (Cada uma puxa pelo braço de um invisível cadáver, arrastando-o. Realizam o respectivo esforço. Arquejam.)
ALAÍDE (ofegando) – Isso como pesa! (as duas detêm-se. Fazem como se, cuidadosamente, estendessem o corpo da vítima no chão. Clessi passa por cima do cadáver.)
CLESSI (sentando-se no chão) – Você agora não está com pena dele?
ALAÍDE (excitada) – Pena, eu? Pena nenhuma! Só ódio! (noutro tom) Meu Deus, o que é que ele fez? (confusa e angustiada) O que foi?
CLESSI – Eu não sei, minha filha.
Adaptado de: RODRIGUES, Nelson. Vestido de Noiva. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2018.
Assinale o que for correto em relação ao trecho da peça Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues.
01) No trecho “Olha, eu puxo por um braço e você por outro”, podemos afirmar que existe uma ação verbal subentendida, em elipse, que concorda com o termo “você”.
02) No período “Olha, eu puxo por um braço e você por outro”, o verbo “puxar” está conjugado no tempo presente do modo indicativo, porém se refere a uma ação que ainda vai acontecer, segundo o texto.
04) A forma verbal “olha” (“Olha, eu puxo por um braço e você por outro”) está conjugada no modo imperativo afirmativo e refere-se à segunda pessoa do discurso, ou seja, àquela com quem se fala e que cumpre o papel de interlocutor.
08) O período “Olha, eu puxo por um braço e você por outro” contém apenas dois verbos e ambos estão conjugados no modo imperativo afirmativo.