(SOMATÓRIA)
Cachos dão trabalho até para cientistas
Muitas mulheres de cabelos encaracolados reclamam que eles dão trabalho: têm uma capacidade incrível para fazer nós, qualquer vento os deixa sem solução e são imprevisíveis: dormir com eles molhados pode dar certo num dia e muito errado no outro. Há muitas páginas na internet listando os problemas: numa delas, a lista vai até o problema no 939.
Pedro Reis é pesquisador do Instituto de Tecnologia do Massachusetts (Estados Unidos), é careca, e não dava a mínima para essa instabilidade dos cabelos cacheados. Mas enquanto investigava a curvatura de hastes finas e flexíveis suspensas por uma estrutura (como tubos, canos e cabos), notou que pareciam cachos de cabelo suspensos pelo couro cabeludo. Procurou então Basile Audoly, da Universidade Pierre e Marie Curie (França), que já tinha investigado a forma do cabelo encaracolado em duas dimensões, e reuniu uma equipe para criar um modelo de mechas em 3D.
O time fez experimentos de laboratório e simulações de computador, e usou a teoria matemática para identificar os principais parâmetros dos cabelos encaracolados. Depois ficou com apenas dois parâmetros adimensionais para representar a curva (relacionando a razão entre a curvatura e o comprimento) e o peso (relacionando a razão entre o peso e a rigidez). Dada a curvatura, o comprimento, a massa e a rigidez da mecha, o modelo prevê o formato de um fio de cabelo sob a influência do próprio peso.
Com o modelo, engenheiros podem prever em que tipo de curva canos, tubos e cabos longos se transformam, por exemplo, quando são enrolados numa bobina antes do transporte. Tais produtos às vezes se comportam como mangueiras de jardim, tão teimosas, com a diferença de que fazem muita força contra o suporte em que estão – um mal enrolado cabo submarino de fibras ópticas, por exemplo, pode afundar um barco de instalação. Além disso, com o modelo, o pessoal do cinema pode criar personagens animados com lindos cachos esvoaçantes. Pedro diz que, no modelo, o time não levou em conta as colisões entre todos os fios numa cabeça, o que seria importante para efeitos de animação, mas descreveu todos os graus de ondulação de um fio de cabelo e como as propriedades do cacho mudam ao longo do comprimento. "O fato de eu ser careca e o de trabalhar nesse problema há muitos anos se tornaram uma piada recorrente no laboratório", diz Pedro. "Mas, brincadeiras à parte, para mim o mais importante é levar em conta a curvatura natural das hastes nesse tipo de problema, pois pode afetar bastante o comportamento mecânico desses objetos."
Adaptado de: Revista Cálculo, Edição nº 39, abril/2014. Editora Segmento, Coluna Parênteses, página 6.
No que se refere aos conectivos presentes no texto e a classificação das orações que iniciam, assinale o que for correto.
01) "...pois pode afetar bastante o comportamento..." (último período do texto) – coordenada sindética explicativa.
02) "...reclamam que eles dão trabalho..." (1° período do texto) – subordinada substantiva objetiva direta.
04) "...que já tinha investigado a forma do cabelo..." (último período do 2° parágrafo) – subordinada adjetiva restritiva.
08) "...mas descreveu todos graus de ondulação..." (4° período do último parágrafo) – coordenada sindética adversativa.
16) "...e usou a teoria matemática..." (1° período do 3° parágrafo) – coordenada sindética aditiva.