(SOMATÓRIA)
Cada tipo de característica de um ser é condicionado por um par de alelos. No entanto, em muitos casos, vários pares de genes não-alelos podem influenciar na determinação de uma mesma característica. A respeito deste fenômeno, conhecido como interação gênica, assinale o que for correto.
01) O fenômeno dos genes complementares é um caso de interação gênica em que dois genes não alelos atuam sobre uma mesma característica, produzindo um fenótipo diferente dos fenótipos produzidos por cada um deles isoladamente.
02) Quando um gene impede a manifestação de outro, não-alelo, ocorre um tipo de interação gênica chamada epistasia.
04) No fenômeno da poligenia, que constitui um caso de interação gênica, os pares de genes não-alelos acumulam seus efeitos. A rela- ção não é de dominância entre os alelos, o que permite uma maior variação fenotípica. Tendo em conta que a poligenia produz uma série de fenótipos gradativamente diferentes entre si, ela é também chamada de herança quantitativa ou polimeria, ou ainda, herança multifatorial.
08) Às vezes um único gene tem efeito simultâneo sobre várias características do organismo. Esse gene denomina-se gene pleiotrópico e o fenômeno de sua ação é chamado pleiotropia.
16) Exemplo de epistasia: a cor das penas de certas raças de galinha; exemplo de poligenia: a determinação da cor dos olhos e da pele na espécie humana; exemplo dos efeitos da pleiotropia: a doença fenilcetonúria.