SOMATÓRIA
Considerando essa definição do senso comum adequada à filosofia da práxis de Antonio Gramsci, assinale o que for correto.
01) O senso comum é o conjunto de ideias, valores e juízos destituídos de razão e de bom senso, inaptos ao conhecimento e falsificadores da realidade.
02) Encontra-se no senso comum a presença de elementos ingênuos, aleatórios e difusos, além do fato de ser conservador, isto é, resistente a mudanças, constituindo-se numa forma de conhecimento não sistematizado e acrítico.
04) Segundo Antonio Gramsci, os intelectuais orgânicos representam a elite técnica dos professores e das pessoas de conhecimento elevado, formadores da opinião pública e responsáveis pela organização da cultura.
08) A função do intelectual orgânico é favorecer a passagem do senso comum ao bom senso, isto é, o núcleo sadio das crenças e práticas populares, dotado de ética adequada e ação efetiva contra as contradições da realidade.
16) Para Antonio Gramsci, a formação dos intelectuais e governantes é, na maior parte das vezes, ideológica, favorecendo as disputas de classe e divisões da cultura.