(SOMATÓRIA)
O Coletivo de Estudos e Ações Indígenas (CEAI) da Universidade Estadual de Ponta Grossa, em parceria com a comunidade da Terra Indígena de Rio d’Areia, lançou nesta segunda-feira (10), o livro Histórias de um Guarani. De autoria de Nelson Florentino, morador da região, a obra concentra 18 contos originais, que foram escritos no período em que Nelson trabalhou com o linguista americano Robert Dooley. A obra foi produzida com o intuito de registrar a cultura e a língua do povo Guarani Mbya.
O evento, sediado na Escola Estadual Indígena Arandu Miri, contou com a participação do autor e sua família. Estiveram presentes estudantes, professores e gestores da escola Arandu e também de Vera Tupã, lideranças indígenas, representantes da Câmara Municipal de Inácio Martins e demais membros da comunidade. A elaboração do material pretendeu registrar a herança cultural Guarani anteriormente repassada somente pela oralidade.
“Nós temos que relatar como era antes. Claro que a gente não vai seguir [vivendo] como antigamente, mas nós temos que contar como era nossa cultura antiga para saber como a gente era”, defende o autor. Segundo a professora de língua Guarani e filha de Nelson, Sara Katu Gonçalves, “esse livro foi muito esperado. São histórias que você tem que ler com amor. Eu tenho gosto pela leitura e é isso que temos que mostrar para as crianças”.
Adaptado de: FONSECA, Mariana Fraga da. Coletivo lança ‘Histórias de um Guarani’ em escola indígena. Disponível em: <https://www.uepg.br/coletivo-lanca-historias-de-um-guarani-em-escola-indigena/>
Sobre o texto, assinale o que for correto.
01) Anteriormente à publicação da obra mencionada no texto, parte da herança cultural do povo Guarani Mbya só era repassada de forma oral.
02) O lançamento do livro de autoria de Nelson Florentino foi realizado em uma escola estadual indígena chamada Arandu Miri.
04) Segundo as palavras do autor, reproduzidas na reportagem acima, embora seja importante conhecer como era a cultura antiga, as pessoas não podem viver da mesma forma que seus antepassados.
08) A filha do escritor Nelson Florentino, de acordo com o texto reproduzido acima, atua como professora da língua Guarani.
16) De acordo com a professora Sara Katu Gonçalves, é importante que o gosto pela leitura seja demonstrado para as crianças.