(SOMATÓRIA)
Com modalidades inéditas, UEPG realiza a 66ª edição dos Jogos da Primavera
Na manhã de sexta-feira (24), iniciaram-se as competições da 66ª edição dos Jogos da Primavera (Jeps) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). As competições acontecem até 03 de outubro e contam com 13 modalidades. Organizados pela Coordenadoria de Desportos e Recreação (CDR), os Jeps são os jogos estudantis mais antigos do Brasil.
De 24 de setembro a 03 de outubro, 1.077 atletas disputam as sete modalidades presenciais (badminton, corrida rústica, ciclismo, basquetebol, futsal, futebol society, tênis de mesa) e seis modalidades remotas (futebol, League of Legends, Free Fire, Clash Royale, Counter Strike, xadrez). Nessa edição, participam atletas de nove cidades e 59 instituições de ensino. O atleta mais jovem tem sete anos; o mais velho, 72. O professor Leandro Vargas, coordenador da CDR, conta que o número de participantes excedeu as expectativas da organização, o que demonstra o sucesso do evento. “Só por essa quantidade de inscritos, já podemos dizer que o evento está sendo um sucesso e mostra que a comunidade estudantil e a comunidade esportiva da cidade e da região estão esperançosas e ansiosas pela retomada dos Jogos da Primavera”.
Durante as provas presenciais, realizadas no Campus Uvaranas, os competidores podem acompanhar as mudanças realizadas no espaço. “O Campus está bonito e foi preparado com carinho para o retorno das atividades”, conta o prefeito do Campus, Eduardo Pereira. “Depois de todo esse período sem atividades presenciais, foi possível voltar a ocupar esse espaço que é nosso, da comunidade, tanto acadêmica quanto externa”.
Na sexta-feira, a abertura aconteceu de forma remota, transmitida pelo Youtube. Também já aconteceram as competições de tênis de mesa, na sexta, e ciclismo, no sábado, nas modalidades Mountain Bike e Estrada.
Em sua fala na noite de abertura, o professor Gonçalo Cassins Moreira do Carmo, chefe do departamento de Educação Física, destacou o trabalho realizado pela UEPG durante a pandemia. “Um dos ensinamentos do esporte é a coragem”, apontou. “Foi preciso coragem para continuar os Jogos da Primavera no ano passado, com mais limitações pela pandemia; e nesse ano, respeitando todos os protocolos de biossegurança e demonstrando que a UEPG nunca parou de trabalhar”.
A diretora do Setor de Ciências Biológicas e da Saúde, professora Fabiana Mansani, parabenizou a organização do evento por manter a tradição de pioneirismo dos Jogos da Primavera. Ela apontou ainda a importância dos Jeps para levar a UEPG além de seus muros. “Esse evento oportuniza a inter- relação entre os estudantes, em um movimento de aproximação e de troca”, enalteceu.
Adaptado de: JASPER, Aline. Com modalidades inéditas, UEPG realiza a 66ª edição dos Jogos da Primavera. Disponível em: < https://www.uepg.br/inicio- jeps-2021/>. Acesso em: 25/09/21.
Após reler o texto Com modalidades inéditas, UEPG realiza a 66ª edição dos Jogos da Primavera, assinale o que for correto.
01) Na oração “o número de participantes excedeu as expectativas da organização”, o termo “excedeu” pode ser substituído pela palavra “sobrepujou” sem prejuízo para a adequada compreensão da frase.
02) Na frase “o número de participantes excedeu as expectativas da organização”, o termo “excedeu” pode ser substituído pelo vocábulo “extrapolou” sem prejuízo para a adequada compreensão da oração.
04) No período “o número de participantes excedeu as expectativas da organização”, o vocábulo “excedeu” pode ser substituído pela palavra “exagerou” sem prejuízo para a adequada compreensão da sentença.
08) Na sentença “o número de participantes excedeu as expectativas da organização”, o vocábulo “excedeu” pode ser substituído pela palavra “ultrapassou” sem prejuízo para a adequada compreensão do período.
16) No trecho “o número de participantes excedeu as expectativas da organização”, a palavra “excedeu” pode ser substituída pelo termo “limitou” sem prejuízo para a adequada compreensão da frase.