(SOMATÓRIA)
Corrente de pensamento político, social e econômico que ganhou força a partir do avanço do capitalismo industrial, no século XVIII, o liberalismo tornou-se um dos pressupostos mais utilizados na contemporaneidade. A respeito desse tema, assinale o que for correto.
01) Nazismo e Fascismo, doutrinas que se estabeleceram no século XX, são herdeiras do liberalismo clássico. A ideia de livre mercado e a não intervenção do Estado na economia são dois dos princípios defendidos pelo nazi-fascismo.
02) No século XX, ocorreu uma espécie de releitura do liberalismo. Inspirado nas teses originais da teoria liberal, o chamado neoliberalismo defende o livre mercado, o direito à propriedade, a valorização dos direitos individuais e a diminuição radical do tamanho do Estado.
04) A expressão francesa “laissez-faire, laissez passer” (o Estado é quem regula o mercado), foi combatida pelos teóricos, desde o nascimento do liberalismo. Para os liberais, o mercado se auto-regula, não devendo existir interferência do Estado nesse sentido.
08) Foi em “A Riqueza das Nações”, obra central do pensamento liberal, que o teórico Thomas Malthus defendeu sua tese mais conhecida: “a população cresce em progressão geométrica e os alimentos em progressão aritmética”.
16) As principais teses que formam a essência do pensamento liberal estão contidas no iluminismo e nas revoluções burguesas do século XVII. Elas foram concebidas em oposição ao modelo do Estado Absoluto, então em prática na Europa.