(SOMATÓRIA)
Darwin, em sua teoria, falhou em explicar o modelo de herança genética capaz de subsidiar a teoria da seleção natural. Com a redescoberta dos trabalhos de Mendel, a partir de 1900, os conhecimentos acerca da Genética foram unidos às ideias evolucionistas de Darwin, em uma síntese que teve como resultado uma teoria mais abrangente e mais embasada e, por isso, mais aceita para explicar as leis que regem o processo evolutivo dos seres vivos. Essa teoria ficou conhecida como teoria moderna da evolução, ou teoria sintética ou, ainda, neodarwinismo. Com relação a essa teoria, assinale o que for correto.
01) Segundo o neodarwinismo, os principais fatores que atuam sobre o conjunto de genes de uma população são mutação, recombinação genética, migração, seleção natural e deriva genética.
02) As mutações não ocorrem para adaptar o indivíduo ao ambiente; elas ocorrem ao acaso e, por seleção natural, são mantidas quando adaptativas (seleção positiva) ou eliminadas em caso contrário (seleção negativa).
04) A recombinação genética auxilia no aumento da variabilidade, pois são estabelecidas novas combinações entre os genes.
08) Na evolução, a migração impede o fluxo gênico, fazendo com que populações distintas aumentem as diferenças genéticas entre elas.