(SOMATÓRIA)
INQUISIDOR: Os anjos, que para você são ministros de Deus na criação do mundo, foram feitos diretamente por Deus, ou então por quem?
MENOCCHIO: Foram produzidos pela natureza, a partir da mais perfeita substância do mundo, assim como os vermes nascem do queijo, e quando apareceram receberam vontade, intelecto e memória de Deus, que os abençoou.
GINZBURG, Carlo. O queijo e os vermes: o cotidiano e as ideias de um moleiro perseguido pela Inquisição. São Paulo: Companhia das Letras, 1987. p. 122.
Sobre o fragmento acima, as universidades e as ciências ao longo da história, é correto afirmar que:
01. até o início do período moderno, em meados do século XV, não houve condições intelectuais para criar universidades; as primeiras universidades, como as de Salamanca, Paris e Bolonha, foram criadas para questionar os postulados do cristianismo e do capitalismo.
02. a Universidade Federal de Santa Catarina é reconhecida nacional e internacionalmente pela excelência de seus cursos de graduação e pós-graduação, reconhecimento este materializado em 2021 pelo aumento de recursos disponibilizados pelo governo federal para auxílios a estudantes, bolsas de pós-graduação, ampliação de vagas e criação de cursos.
04. a Inquisição foi uma instituição medieval que queimou pessoas com ideias contrárias aos postulados católicos; no entanto, com o desabrochar do Renascimento e do período moderno, a Igreja adotou o culto à razão e os inquisidores deixaram de existir. 08. os territórios da América espanhola e da América portuguesa instituíram suas primeiras universidades somente a partir de meados do século XX.
16. a ciência muitas vezes chocou-se com dogmas religiosos e crenças; no início do período moderno, a Inquisição condenou cientistas como Galileu Galilei, que defendia o heliocentrismo, ao passo que, no século XXI, parte da sociedade e alguns políticos rejeitaram vacinas produzidas por universidades e centros de pesquisa.
32. durante o período medieval, a austera cultura oficial promovida pelos governos feudais e pelas autoridades da Igreja, associada à repressão inquisitorial, impediu manifestações da cultura popular.