Questão
Universidade Estadual de Maringá - UEM
2015
Fase Única
SOMATORIA-Durkheim2456799b75f
Discursiva
SOMATÓRIA

“Durkheim concebe a sociedade como um corpo vivo, um organismo cujas partes – cada instituição e cada indivíduo – cumprem papéis determinados e existem em função do todo. A ‘liga’ que une esses diferentes componentes, tornando a sociedade possível, é o que ele chama de solidariedade. Nas sociedades mais simples e mais homogêneas há uma integração equilibrada entre as partes porque elas diferem muito pouco entre si (...). Esse tipo de arranjo social, característico das sociedades pré-capitalistas, sofreu uma mudança importante quando, paralelamente ao aumento populacional, ocorreu um incremento das comunicações e das trocas de mercadorias e ideias entre as pessoas (...)”. (BOMENY, Helena et al. Tempos modernos, tempos de sociologia. São Paulo: Editora do Brasil, 2013, p. 77 e 78). Considerando o texto e conhecimentos sobre o tema citado, assinale o que for correto.

01) Durkheim se preocupa com o tema da divisão do trabalho social, processo presente em todas as sociedades humanas.

02) A noção de integração é central no pensamento de Durkheim. Ela se faz presente no ambiente de trabalho, nas relações familiares ou no próprio Estado.

04) Para Durkheim, a vida social não gera uma vida moral. Esta seria expressão de fenômenos puramente psicológicos; portanto, não seria objeto de estudos da sociologia.

08) Durkheim define que os agrupamentos humanos, independentemente de sua variedade populacional, cultural ou social, são regidos por semelhantes formas de solidariedade.

16) Os processos educativos estão ausentes do pensamento de Durkheim. Para ele, os modos de aprendizagem são uma extensão da vida biológica.