(SOMATÓRIA)
Entre 1808 e 1822, o Brasil viveu um momento singular. A presença da Família Real em solo brasileiro, a elevação de colônia a Reino Unido, a transformação do Rio de Janeiro em sede do Reino lusitano mudou a configuração política e econômica brasileira. Após a volta de D. João VI para Portugal, as ideias emancipatórias ganharam força e levaram a independência no dia 07 de setembro de 1822, dando início ao período imperial que duraria até 1889, quando foi proclamada a República. A respeito do Primeiro e do Segundo Reinados, assinale o que for correto.
01) A escravidão, uma das bases de sustentação do regime de produção durante os séculos coloniais, foi mantida ao longo de quase todo período imperial brasileiro, tendo seu fim decretado em 1888, pouco mais de um ano antes do fim do regime.
02) A partir de meados do século XIX são verificadas algumas mudanças importantes na sociedade e na economia brasileira. O início da construção de ferrovias, a chegada de levas de imigrantes europeus, o início de um lento processo de industrialização e urbanização são alguns dos fatores que alteraram as feições do Segundo Império.
04) O período imperial foi marcado pelo enfrentamento a conflitos internos (como a Sabinada) e externos (como a Guerra do Paraguai), os quais produziram considerável agitação na sociedade brasileira do século XIX.
08) Outorgada em 1824, a Constituição que vigorou durante todo o período imperial estabelecia um governo monárquico e hereditário, a existência de 4 poderes (Executivo, Legislativo, Judiciário e Moderador), o voto censitário e o catolicismo como religião oficial do Brasil.
16) Num período de 9 anos (1831–1840), que vai da renúncia de D. Pedro I à posse de D. Pedro II, o Brasil viveu o chamado Período Regencial.