(SOMATÓRIA)
Entre 1822 e 1889, o Brasil viveu sob um regime monárquico chefiado por D. Pedro I (1822-1831) e por D. Pedro II (1840-1889), intercalados por um período regencial (1831-1840). A respeito desse particular momento da história política nacional, assinale o que for correto.
01) A partir de meados do século XIX, o sistema de escravidão sofreu seu primeiro grande abalo com o fim do tráfico negreiro e com a implantação de um conjunto de leis que culminou com a abolição em 1888.
02) Tanto no Primeiro quanto no Segundo Reinado, o Poder Moderador – estabelecido pela Constituição de 1824 – concedeu grande força ao Imperador, correspondendo, na prática, a uma centralização de poder.
04) O processo de modernização do país – com a construção de ferrovias, a montagem de uma tímida estrutura industrial, um paulatino crescimento urbano e com a integração de um grande contingente de imigrantes europeus ao mercado de trabalho livre – é um fenômeno vinculado majoritariamente ao II Império.
08) A Guerra do Paraguai (1865-1870) envolveu um grande contingente de soldados e um grande volume de recursos financeiros. Ao sair como vencedor do conflito, a Monarquia brasileira se fortaleceu e sufocou o ascendente movimento republicano brasileiro.
16) Uma das maiores revoltas enfrentadas pelo I Império, a Confederação do Equador reuniu lideranças políticas de províncias do nordeste brasileiro e trazia, entre suas pretensões, o fim da escravidão e a implantação de uma República no Brasil.