Questão
Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
2019
Fase Única
SOMATORIA-Entre-18222462661a445
Discursiva
(SOMATÓRIA)

Entre 1822 e 1889, o Brasil viveu sua fase monárquica. Nesse período, o país foi governado por dois imperadores – D. Pedro I e D. Pedro II – e também viveu uma experiência regencial. Esse momento marca, para a história brasileira, o nascimento de uma estrutura de Estado e também de sentimento nacional. A respeito desse período histórico, assinale o que for correto.

01) Longo e desgastante conflito bélico, a Guerra do Paraguai colocou o Brasil na condição de adversário dos três países com quem fazia fronteira em sua região sul: o Paraguai, o Uruguai e a Argentina.

02) A “Noite das Garrafadas” foi um episódio que teve como palco a cidade do Rio de Janeiro e colocou frente a frente grupos que apoiavam Pedro I e outros que pediam maior liberdade para a imprensa e para a participação na vida política nacional.

04) A Lei Eusébio de Queiróz, assinada no reinado de Pedro II, proibiu o tráfico de africanos escravizados para o Brasil e, na medida em que barrou a substituição do braço escravo no país, teve papel fundamental para o final do sistema escravocrata em 1888.

08) A partir da década de 1870, dois movimentos ganharam força na sociedade brasileira e foram decisivos para a queda do imperador Pedro II: o abolicionismo e o republicanismo.

16) A Revolta dos Malês, ocorrida na Bahia, foi protagonizada por negros islamizados, isto é, que professavam a religião muçulmana. A Revolta teve como uma de suas motivações principais a discriminação religiosa que sofriam em solo brasileiro.