(SOMATÓRIA)
Entre os séculos XI e XIII, o Ocidente cristão e o Orien- te muçulmano travaram uma longa batalha. Os cristãos invadiram o território árabe em nome da fé, mas, ao mesmo tempo, preocupavam-se com possíveis conquistas econômicas. A respeito das Cruzadas Medievais, assinale o que for correto.
01) Ao final de dois séculos de lutas entre cristãos e muçulmanos, a cidade de Jerusalém foi retomada pelos primeiros e, desde então, é um símbolo exclusivo da fé cristã no Oriente.
02) As Cruzadas fortaleceram a autoridade real, o que favoreceu a criação dos Estados Nacionais Modernos. Da mesma forma, as Cruzadas impulsionaram o comércio Ocidente-Oriente e reforçaram a identidade cristã no Ocidente.
04) Saladino (Salah al-Din) foi um líder islâmico que defendeu o diálogo e a não agressão com os cruzados católicos. Para ele, a melhor saída para cristãos e muçulmanos seria a divisão de Jerusalém em áreas controladas distintamente por cada um desses grupos.
08) Pimenta-do-reino, cravo, noz-moscada e canela foram alguns dos produtos levados do Ocidente para o Oriente a partir do contato estabelecido entre cristãos e muçulmanos durante as Cruzadas.
16) Além de cavaleiros bem armados, as Cruzadas também tiveram a participação de pobres, camponeses, mendigos e crianças. Todos partiram da Europa com a intenção de conquistar Jerusalém, então controlada pelos turcos seldjúcidas.