(SOMATÓRIA)
Entre os séculos XI e XIII, ocorreram as chamadas Cruzadas. Trata-se de movimentos militares cristãos que tinham como objetivo principal retomar a cidade de Jerusalém, chamada de “Terra Santa”, então sob domínio dos povos árabes. Apesar de sua motivação religiosa, as Cruzadas tiveram efeito em outros campos, como a economia, a cultura e o conhecimento científico. A respeito desse episódio histórico, assinale o que for correto.
01) A Cruzada dos Mendigos reuniu um grupo de desvalidos, como idosos, pedintes, crianças e mulheres. Apesar de ter chegado ao Oriente, esse coletivo foi massacrado pelos muçulmanos.
02) Um efeito econômico produzido pelas Cruzadas foi a introdução das chamadas especiarias no Oriente. Produtos como a pimenta, o algodão e o açúcar chegaram até a Ásia Menor levados pelos cristãos que estavam na região para participar dos combates religiosos.
04) Contrário à luta entre cristãos e muçulmanos, o Papa Urbano II ficou conhecido por sua postura pacifista. Favorável ao diálogo entre os líderes das duas religiões, ele foi vencido pelos setores do clero católico que defendiam a via militar como forma de libertar Jerusalém.
08) Conhecida como a Cruzada das Crianças, esse movimento tem características distintas no conjunto das Cruzadas. Ao contrário das demais batalhas em que cristãos atacavam os muçulmanos, essa foi promovida pelos árabes que enviaram crianças e adolescentes para atacar Roma e o Vaticano.
16) A reabertura do Mar Mediterrâneo à navegação comercial europeia e a ampliação das rotas comerciais entre Oriente e Ocidente, ambas decorrentes das Cruzadas, foram fundamentais para a desestruturação das lógicas feudais, contribuindo para a ascensão do capitalismo.