(SOMATÓRIA)
Episódio que ganhou popularidade a partir de Os Sertões, obra escrita por Euclides da Cunha e publicada em 1902, a Guerra de Canudos (1896-1897) foi um dos maiores conflitos rurais já registrados na história do Brasil. A respeito desse acontecimento, assinale o que for correto.
01) Apesar da violência do conflito, a Guerra de Canudos teve como uma de suas maiores consequências a promoção de uma ampla reforma agrária no nordeste brasileiro. Sensibilizado pela situação dos sertanejos, o governo da República realizou a distribuição de terras como forma de equilibrar social e economicamente a região.
02) Apesar de seus discursos baseados no cristianismo, Antonio Conselheiro era um beato, ou seja, um pregador religioso leigo que não fazia parte do clero da Igreja. Isso explica os atritos ocorridos entre ele e as autoridades eclesiásticas do período.
04) O arraial de Belo Monte abrigou milhares de camponeses, trabalhadores despossuídos, indígenas, ex-escravos e desvalidos. Essa população estava à margem do sistema produtivo baseado no latifúndio e no poder dos donos das terras.
08) O fato de Canudos significar um novo modelo social, livre do poder dos latifundiários, causou pânico entre os grandes proprietários. Este pode ser compreendido como um dos motivos para a ocorrência da repressão violenta contra os seguidores do Conselheiro.
16) A exclusão econômica e social (aliada à miséria absoluta da maioria da população), a concentração da propriedade agrícola, a seca e a influência religiosa estão entre as razões que explicam a eclosão da Guerra de Canudos.