(SOMATÓRIA)
A respeito do Estado Novo (1937-1945), momento de autoritarismo na chamada Era Vargas, assinale o que for correto.
01) Entre os atos políticos mais duros do Estado Novo está a prisão do líder comunista Luis Carlos Prestes e de sua companheira Olga Benário. Alemã de origem judaica, Olga foi extraditada e morreu num campo de concentração nazista.
02) Durante o Estado Novo, foram registrados casos de prisões políticas e de queima de livros em diversos estados brasileiros. A justificativa era o combate às pessoas e publicações que eram classificadas como subversivas e anti-patriotas.
04) Apesar do rígido controle estatal sobre o movimento operário, o Estado Novo permitiu a existência de diversos sindicatos para uma mesma categoria profissional. No entanto, todos deveriam estar filiados (ou registrados) ao Ministério do Trabalho.
08) Assim como a Constituição de 1937 teve inspiração na “Carta del Lavoro”, de Benito Mussolini, a expressão “Estado Novo” foi utilizada, inicialmente, pelo ditador português Oliveira Salazar e empregada por Vargas para caracterizar um novo ciclo político brasileiro.
16) Mesmo ideologicamente alinhado ao nazi-fascismo, o Estado Novo varguista declarou guerra aos países do eixo após submarinos alemães afundarem navios brasileiros em águas territoriais nacionais, na costa do nordeste.