(SOMATÓRIA)
Sobre Estados, Nações e os diversos tipos de fronteiras existentes, assinale o que for correto.
01) Um Estado-Nação é formado, essencialmente, de três elementos: território, povo e soberania.
02) Os territórios onde os Estados Nacionais exercem sua soberania são separados por limites que muitas vezes podem ser características naturais como rios, lagos, cadeias de montanhas e outros, sendo esses limites fronteiras nacionais, que podem ser efetivas, como é o caso de Brasil e Uruguai, França e Alemanha, ou em litígio, como é o caso da Índia e Paquistão na região da Caxemira.
04) Um Estado-Nação, caso seja dividido em porções menores, pode ter fronteiras internas, como é o caso dos estados (no Brasil e nos Estados Unidos), das províncias (na Argentina) ou dos departamentos (na França).
08) As fronteiras entre países alteram-se com o tempo e com a história como é o caso da Europa Oriental e da Iugoslávia, após a queda do comunismo no final do século XX.
16) Fronteiras econômicas podem surgir como limites de entidades supranacionais unindo Estados Nacionais (União Europeia, Mercosul, Nafta), ou separando países como no caso da globalização, que criou fronteira pela desigualdade social, econômica e de acesso à tecnologia, linha que divide o mundo rico (países do norte) do mundo pobre (países do sul), exceto alguns países.