(SOMATÓRIA)
Estados Nacionais Modernos é uma expressão utilizada para se referir aos reinos europeus com características bastante peculiares que surgiram a partir do fim do feudalismo. A respeito desse tema, assinale o que for correto.
01) Apoiados pela burguesia nascente, os reis se fortaleceram política e economicamente. A montagem de corpos burocráticos e instituições, necessárias para uniformizar regras, criar leis e garantir o pleno funcionamento da economia, faz parte desse contexto.
02) A nobreza, classe social típica do feudalismo, perdeu autonomia, tornou-se submissa aos reis. Ao mesmo tempo, foi sustentada pelos Estados e alguns de seus membros exerceram cargos e funções importantes na estrutura estatal.
04) Um dos primeiros Estados Nacionais Modernos, Portugal superou a fase do feudalismo, centralizou o poder na figura do Rei e investiu no conhecimento náutico, que levou ao ciclo das grandes navegações.
08) A definição de fronteiras entre os reinos europeus desse período foi um dos elementos fundamentais para a consolidação dos Estados Nacionais Modernos. Além de fomentar os sentimentos de identidade e nacionalismo, as fronteiras demarcavam a área de poder dos reis.
16) No campo político, uma das características dos Estados Nacionais Modernos foi a adoção de Constituições que, via de regra, valorizavam princípios democráticos e ampliavam direitos sociais.