(SOMATÓRIA)
Existem problemas relacionados à utilização em excesso da tecnologia, especificamente de aparelhos eletrônicos e de internet que podem ocasionar problemas à saúde física e mental dos usuários, bem como à sua vida social. Sobre esse assunto, e correlatos, assinale o que for correto.
01) O uso constante das redes sociais estimula a liberação do neurotransmissor dopamina, que está relacionado à sensação de prazer. O neurotransmissor é um mediador químico, liberado na fenda sináptica.
02) A dependência digital pode levar os usuários a deixar de se alimentar por horas ou a optar por alimentos prontos, industrializados, calóricos e pouco nutritivos, como refrigerantes, salgadinhos e chocolates, que diminuem o apetite sem satisfazer as necessidades nutricionais do indivíduo. Essa dieta desbalanceada é rica em açúcares e gorduras trans, que aumentam o nível de colesterol no sangue.
04) O uso excessivo dos aparelhos digitais pode levar a um sono profundo e demorado, em que o organismo realiza uma série de funções, como a restauração de tecidos e a secreção de hormônios; por exemplo, o hormônio do crescimento (GH), produzido pelo hipotálamo.
08) O manuseio de aparelhos digitais pode causar problemas posturais envolvendo a curvatura das regiões cervical e torácica. Os desvios de coluna causam dor, mal-estar e, em alguns casos, limitam a execução de movimentos e podem levar à cifose.
16) O uso demasiado da internet pode levar a um confinamento, ou seja, à não exposição ao sol, o que afeta a produção da vitamina D, que é hidrossolúvel. Essa vitamina atua nos processos energéticos celulares, e a sua carência causa anemia, fadiga, dormência dos membros.