Questão
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
2022
Fase Única
SOMATORIA-Existem279fca0d0eb
Discursiva
(SOMATÓRIA)

Existem doenças raras que são devidas a mutações no DNA das mitocôndrias. Na doença de Luft, a oxidação fosforilativa está parcialmente desacoplada, e há aumento da quantidade de mitocôndrias no tecido muscular esquelético e do metabolismo basal. Essa condição pode simular o hipertireoidismo.

“Tanto homens como mulheres podem apresentar doenças por defeito no DNA mitocondrial, mas somente as mulheres transmitem para os descendentes. A herança mitocondrial apresenta outras particularidades, como: cada mitocôndria tem diversas cópias do seu DNA que podem ter apresentado diferentes mutações, não sendo todas iguais. Nas divisões celulares durante o desenvolvimento embrionário, a distribuição das mitocôndrias se faz de modo irregular entre as células. Por isso, doenças mitocondriais só aparecem quando determinado tecido ou órgão apresenta preponderância de mitocôndrias com DNA defeituoso. Isso acontece ao acaso e explica a grande variabilidade na gravidade dos sintomas apresentados pelos membros de uma família que apresenta a mesma mutação no DNA mitocondrial.”

JUNQUEIRA, L. C.; CARNEIRO, J. Biologia celular e molecular. 9. ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 2012. p. 79. [Adaptado].

Com base nas informações contidas no texto e sobre assuntos correlatos, é correto afirmar que :

01. a probabilidade de uma mulher com uma doença por defeito no DNA mitocondrial ter um descendente afetado é incerta. 

02. a oxidação fosforilativa ocorre nas cristas mitocondriais; já a glicólise e o ciclo de Krebs ocorrem na matriz mitocondrial. 

04. o hipertireoidismo é resultante do excesso de produção de hormônios da glândula tireoide devido à mutação do DNA mitocondrial observada em pacientes com a doença de Luft. 

08. o DNA mitocondrial tem forma linear, e a sua herança está de acordo com as Leis de Mendel. 

16. o gás oxigênio participa da oxidação fosforilativa como aceptor final de elétrons.