(SOMATÓRIA)
Fenômeno histórico caracterizado por uma série de mudanças concomitantes que ocorreram na Europa entre os séculos XVIII e XIX, a Revolução Industrial lançou as bases do mundo contemporâneo e provocou profundas transformações científico-tecnológicas, econômicas, culturais e sociais. A respeito desse tema, assinale o que for correto.
01) Inovações no campo das comunicações (como a invenção do telégrafo) e dos transportes (como a criação dos navios a vapor e o desenvolvimento do sistema ferroviário) ampliaram o potencial comercial entre os países europeus e também destes com as regiões periféricas.
02) Descobertas nos campos da física (como as leis da termodinâmica), da química (como os fertilizantes e a nitroglicerina) e da biologia (como a anestesia e as vacinas) tiveram implicação direta na ampliação do conhecimento sobre as potencialidades da terra, o funcionamento do universo e a manutenção da vida humana.
04) As obras de escritores clássicos da literatura europeia, como o francês Victor Hugo e o britânico Charles Dickens, buscaram retratar os efeitos sociais da Revolução Industrial. Apologistas desse processo, Hugo e Dickens tornaram-se intérpretes da perspectiva burguesa de sociedade.
08) Baixos salários, condições precárias de moradia e higiene, falta de leis trabalhistas, expectativa de vida baixa. Essas eram as condições a que o operariado europeu (em especial o inglês) esteve submetido durante boa parte da Revolução Industrial.
16) Ludismo e cartismo foram movimentos criados pelos grandes industriais ingleses logo no início da Revolução Industrial e tinham como objetivo difundir as inovações tecnológicas originárias desse processo.