(SOMATÓRIA)
Fotografar a si mesmo vira febre, não importa o lugar
O correto seria "o" selfie ou "a" selfie? O termo não foi dicionarizado em português, mas o uso popular consagrou a inflexão feminina: a selfie. Em 2013, o dicionário Oxford considerou o termo, literalmente "tirar fotos de si próprio", como "a palavra do ano". Mas foi em 2014 que as selfies tomaram o mundo e viraram verdadeira febre entre anônimos e celebridades. Com certo exagero, inclusive.
Tirar fotos de si mesmo com o smartphone tornou-se uma mania que não respeita desastres naturais, despenhadeiros ou funerais. Vale tudo pela pose nas redes sociais, sempre na busca sôfrega pelo melhor ângulo, pois, reza a lenda, ninguém jamais sai feio na selfie. Postar fotos em shows agora é mais importante do que assisti-los. Idem para a pose ao lado de uma porção de comida no restaurante da moda.
Surgiu até um instrumento para que caiba todo mundo na foto e ao mesmo tempo a paisagem do local ao fundo: o bastão de selfie ou "pau de selfie", à venda nos melhores camelôs por 50 reais. O paradoxo é quando alguém pede a outrem: "Pode fazer uma selfie minha?" Só comparável ao "me inclua fora desta".
Adaptado de: http://www.cartacapital.com.br. Acesso em 03/03/2015.
Assinale o que for correto em relação às figuras de linguagem.
01) Fotografar a si mesmo vira febre... – metáfora.
02) ...as selfies tomaram o mundo. – prosopopeia.
04) Vale tudo pela pose nas redes sociais... – eufemismo.
08) "...uma mania que não respeita desastres naturais, despenhadeiros ou funerais..." – perífrase.
16) O paradoxo mencionado no texto é construído por meio da relação entre as palavras selfie e minha.