(SOMATÓRIA)
A Guerra do Contestado, movimento social ocorrido entre 1912 e 1916 na região disputada, política e judicialmente, entre Paraná e Santa Catarina, envolveu a população sertaneja que vivia no interior de ambos os estados, as forças de segurança estaduais, o Exército brasileiro e os fazendeiros detentores das terras na área em litígio. A respeito desse acontecimento, assinale o que for correto.
01) A desapropriação de terras em favor da Brazil Railway Company, empresa norte-americana responsável pela construção de uma ferrovia que cortava o sul do país, na região em litígio ampliou o clima de tensão entre latifundiários, camponeses e o governo republicano.
02) Um dos principais resultados sociais da Guerra foi o processo de divisão da terra ocorrido ao final do conflito. Exceção no Brasil daquela época, a reforma agrária foi fundamental para a pacificação definitiva da região do Contestado.
04) As serrarias, instaladas nas terras do conflito, tiveram um importante papel na pacificação da região do Contestado. Além de ativar a economia, essas unidades ofertavam emprego aos camponeses, contribuindo para a estabilidade social.
08) Elementos próprios a uma religiosidade popular, como a presença de monges e uma crença messiânica, fazem parte do contexto sociocultural no qual se desenvolveu a Guerra do Contestado.
16) Do ponto de vista político, o Paraná foi o grande vencedor do conflito. A maior parte das terras disputadas com Santa Catarina acabaram ficando legalmente sob o domínio paranaense.